Pre-Vestibular

Um curso preparatório ao vestibular (popularmente conhecido como cursinho ou cursinho pré-vestibular) é um tipo de curso realizado por estudantes brasileiros do Ensino Médio que estão próximos de prestar o concurso vestibular (exame de seleção ao ensino superior) ou por qualquer indivíduo que deseja submeter-se a tal prova. Esse curso tem o objetivo de fazer o estudante rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionalmente concorridos exames vestibulares. Tais cursos são um fenômeno brasileiro da década de 1950,quando a demanda pelas vagas nas universidades aumentou. Eram famosos pelo uso técnicas de memorização, geralmente à base de músicas e rimas, que até hoje são comuns em alguns professores mais antigos. Enquanto negócio, os cursinhos oferecem margens de lucro de 20%, segundo um estudo da consultoria Hoper,uma vez que apresentam classes lotadas de alunos e uma infraestrutura simples.

Críticas

Há muitas críticas ao modelo de funcionamento dos cursinhos, entre os quais destaca-se a ideia de que eles apenas transmitem aos alunos ideias e estratégias pré-determinadas para obterem sucesso nos vestibulares e não fazem o mais importante, que é fazê-los compreender o assunto ou preparar o aluno para a vida universitária. Entretanto, os cursinhos em geral argumentam que sua existência se deve à necessidade de cobertura de uma falha do sistema educacional, cumprindo, bem ou mal, uma função que muitas escolas não fazem ou não podem fazer: dar uma visão sistêmica do conteúdo exigido para o ingresso na Universidade.

Tipologia

Os cursinhos têm início e duração variada. Os mais comuns são os de três, seis ou doze meses.

Tipo e Duração média

  • Extensivo: 10 meses (março a dezembro)
  • Semi 1: 4 meses (março a junho)
  • Turmas de maio: 6 meses (maio a dezembro)
  • Semi 2: 4 meses (agosto a dezembro)
  • Intensivão: 2 meses (outubro a dezembro)
  • Revisão 1: 1 mês (novembro)
  • Revisão 2: 1 mês (dezembro)

Em muitos cursinhos, os alunos são divididos em salas de acordo com a carreira que desejam prestar. A divisão pode ser apenas entre áreas (Exatas, Humanas e Biológicas) até por carreiras, como salas específicas para Medicina, Engenharia, Arquitetura, etc.